A abertura dos serviços de Atendimento e Acompanhamento Social das entidades competentes a 1 de Junho de 2020, estabelece o fim da minha prestação como Assistente Social, em regime de voluntário, a 30 de Maio.No período do Estado de Emergência e no 1º período do Estado de Calamidade devido ao COVID 19, em acordo com os Executivos da Freguesias de Santa Joana, Presidente Sr. Victor Marques, e o Executivo da União de Freguesia de Requeixo, Nª Sra. Fátima e Nariz, Presidente Sr. Miguel Silva, prestei Serviços de Apoio Social nas freguesias, em regime de voluntariado.
Neste período atípico e diferente em que vivemos, com enormes alterações na nossa rotina, criou-nos desafios que foram para lá da nossa capacidade de abstracção. Nestes 2 meses e meio, metade de Março, Abril e Maio, foi cumprido o objectivo proposto entre as partes, encaminhando as problemáticas para as entidades competentes, através de:
- Disponibilizar as informações sobre os apoios sociais existente e criados para o COVID19;
- Facilitar o acesso a Direitos Sociais;
- Mediar a relação entre o cidadão e entidades Publicas e/ou Particulares;
- Inscrever cidadãos na Rede de Emergência Alimentar;
- Coadjuvar aos cidadãos na criação do seu projecto de vida;
- Cooperar com os Executivos em processos de Apoio Directo aos fregueses;
- Apresentar propostas de melhoria e facilitadora para os fregueses.
Assim, agradeço a todos/as os que contribuíram para a melhoria da vida de pessoas/famílias.Obrigado!Rui Santos, Assistente Social